"Most divers seem to act as though having a c-card means that they have mastered all of the skills of the sport. Wrong. The c-card only means that they now have a license to practice and a lifetime to learn."

(Rhea DW, 2004)


"A maioria dos mergulhadores parece agir como se ter uma credencial significa dominar todas as habilidades do esporte. Errado. A credencial significa apenas que eles possuem agora uma licença para a prática e uma vida inteira para aprender."

(Rhea DW, 2004)


"Muitas vezes vemos coisas e dizemos: Por que? Sonhamos coisas que nunca existiram e dizemos: Por que não?"

(George Bernard Shaw)


"Algo só é impossível até que alguém duvide e acabe provando o contrário".

(Albert Einstein)

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Mergulho com tubarões brancos na Ilha de Guadalupe-México

Caros amigos mergulhadores,

O vídeo abaixo se refere a um mergulho realizado próximo da Ilha de Guadalupe, no México, com o uso de uma gaiola de proteção subaquática, afim de que os mergulhadores pudessem interagir e ao mesmo tempo gravar imagens do maior predador dos oceanos, o tubarão branco.

O incidente ocorrido trata-se de um fato isolado, onde o tubarão branco chocou-se com a gaiola e ficou preso entre suas grades. Isto ocorreu devido ao fato de que quando a fêmea abocanhou a isca, fechou ao mesmo tempo os olhos por um ato instintivo de proteção e não viu o obstáculo a sua frente. Este fenômeno em que o tubarão branco fecha os olhos quando morde uma presa ou uma isca, tem sido objeto de estudos e é explicado por pesquisadores. A fêmea começou a se debater não pelo fato de estar querendo "caçar" e "dilacerar" os mergulhadores, mas em uma tentativa de se soltar da gaiola.

Apesar do susto, é importante destacar que a prática deste tipo de mergulho "enjaulado" é comum em certos lugares do mundo, onde o tubarão branco aparece em abundância. Na África do Sul, por exemplo, são realizados mergulhos para interação com tubarões tigre (outro grande predador dos oceanos), sem a utilização de gaiolas subaquáticas, porém, é realizado com procedimentos de segurança para garantir cuidados necessários para a preservação da vida do mergulhador, onde a ocorrência de acidentes é praticamente inexistente.

Para aqueles que gostam de uma "dose" a mais de adrenalina, estes são os mergulhos mais indicados.

Assistam ao vídeo pelo link abaixo:

http://goo.gl/B6FK



4 comentários:

  1. Por onde começo?..Tipo, como faço para fazer este passeio..Moro em SP...Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Olá Viviane,

    Veja este site:
    http://www.sdsharkdiving.com

    Você já é mergulhadora?

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    você sabe se tem como fazer o mergulho em apenas um dia, sem precisar ir nas excursões?

    ResponderExcluir
  4. Olá Carlos,
    Dependendo de onde você quiser mergulhar, mar aberto por exemplo, você poderá fazer um "discovery scuba" com algum instrutor ou divemaster da operadora em que você requisitar serviço. Trata-se de um "passeio" guiado e orientado por um profissional do mergulho até uma profundidade rasa e de mãos dadas.

    ResponderExcluir