"Most divers seem to act as though having a c-card means that they have mastered all of the skills of the sport. Wrong. The c-card only means that they now have a license to practice and a lifetime to learn."

(Rhea DW, 2004)


"A maioria dos mergulhadores parece agir como se ter uma credencial significa dominar todas as habilidades do esporte. Errado. A credencial significa apenas que eles possuem agora uma licença para a prática e uma vida inteira para aprender."

(Rhea DW, 2004)


"Muitas vezes vemos coisas e dizemos: Por que? Sonhamos coisas que nunca existiram e dizemos: Por que não?"

(George Bernard Shaw)


"Algo só é impossível até que alguém duvide e acabe provando o contrário".

(Albert Einstein)

sábado, 14 de janeiro de 2012

Mergulho adaptado foi tema de matéria na Revista Mergulho - edição de novembro de 2011


                       Do site Bonito Brasil Passeios e Ecoturismo  e reprodução Revista Mergulho

Texto: Pedro Sibahi
Participação especial: Divina Célia Garcia
Colaborações: Lúcia Sodré e Rodrigo Nuno Peiró Correia

A edição  n° 184 da Revista Mergulho apresentou uma reportagem especial sobre o mergulho adaptado,  que no ano de 2011 acompletou 20 anos, possibilitando ao portadores de deficiência e mobilidade reduzida a oportunidade de vivenciar esta experiência.

O texto "Superação debaixo da água" escrito por Pedro Sibahi, revela a história da professora de Português, Divina Célia, que mora no Mato Grosso do Sul e possui paralisia nos dois lados do corpo.

Além do relato de Divina, o texto apresenta informações como o perfil de quem busca a prática do mergulho adaptado, os documentos necessários para realizá-lo e entrevistas com Lúcia Sodré (professora de Educação Física especializada em atividade física adaptada e instrutora de mergulho autônomo) e com Rodrigo Nuno Peiró Correia (profissional de Educação Física, mergulhador técnico e instrutor pela International Association of Nitrox and Technical Divers - IANTD).

Divina Célia mergulhou uma única vez  e escolheu as águas de Bonito (MS) para realizar seu sonho, proporcionado pelo instrutor de mergulho Ismael Escote. Ela mergulhou oito anos atrás e revelou à Revista Mergulho que foi uma das experiências mais marcantes da sua vida, e que o meio aquático proporciona às pessoas com deficiência a igualdade com os outros... "pois todos precisam superar as dificuldades de movimentação, de comunicação e a limitação de tempo para respirar".

Parabéns Divina Célia e continue!

Um comentário:

  1. Boa tarde...
    Vc apareceu com essa linda matéria, na hora que eu mais necessitava ver que eu tenho capacidade... Brigada mesmo... essa Matéria é td de bom, e espero um dia poder megulhar com vc, abraços

    ResponderExcluir